terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Receita | Bolo de iogurte

Acho que há algum tempo que não vos trazia uma receitinha.

A de hoje é de Bolo de iogurte saudável!!! A receita original veio do blog Creme de Avelãs (o qual recomendo muito passarem por lá e espreitarem). No entanto fiz algumas modificações porque não tinha aveia normal suficiente e então usei uma que ganhei no natal!! É aveia com sabor apple pie e pode encontrar no site Nutritienda. Para além desta, no cabaz de natal de coisas saudáveis que ganhei da mana, veio também aveia com sabor a bombom rocher e bolacha maria. Eu ganhei uma a mana ganhou as outras, mas depois dividimos ehehehe A de bolacha maria encontram no site EuNutrition.

A receita é adaptada por isso, mesmo que não tenham aveia com sabor, experimentem fazer a receita original, acho que bolo de iogurte nunca é mau para experimentar.

Ingredientes:
  • 6 ovos (gemas+claras)
  • 125g iogurte (usei o natural da Alpro)
  • 70g de polvilho doce
  • 140g de farinha de aveia (usei 60g farinha de aveia normal + 10g linhaça moída +70g farinha aveia sabor a apple pie)
  • 2 colheres de chá mal cheias de fermento
  • maçã pequena cortada aos pedacinhos

Modo de preparação:
  1. Pré-aquecer o forno a 180º. Untar uma forma (usei oleo de coco) e enfarinhar.
  2. Separar as gemas das claras e colocar ambas em recipientes grandes.
  3. Como não usei o mel que diz na receita bati só as gemas um pouco até ficarem um pouco mais claras. Adicionar o iogurte e assim que este esteja incorporado o polvilho doce, as aveias e o fermento, sem parar de bater até que o preparado esteja homogéneo.
  4. À parte, bater as claras em castelo. 
  5. Incorporar, suavemente e pouco a pouco, as claras no preparado. Juntar os pedaços de maçã.
  6. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante cerca de 25 minutos (ou até que o bolo esteja cozido; podem fazer o teste do palito).
Nota: Como usei aveia com sabor já sabia que ela tinha açúcar e por isso não meti o mel que a receita original pedia. No entanto depois provei a massa e como achei que podia levar um pouco mais de qualquer coisa doce, meti uma colher de sobremesa de mel (no entanto podia ter posto mais).


Ficou muito bem delicioso, adorei aquelas partes com a maçã o que até fez que a falta de açúcar fosse esquecida :) É uma receita óptima para fazerem nestes dias chuvosos a acompanhar um bom chá.

Kiss Kiss, ✩

2 comentários: